O Sistema

Empresa

Definição

O sistema de contenção em Muro Armado ou terra armada é normalizado pela ABNT NBR 19286:2016 Muros em solos mecanicamente estabilizados.

O sistema Muro Armado ou terra armada, é constituído pela associação de solo granular de aterro e armaduras de aço lineares flexíveis galvanizadas, colocadas horizontalmente no interior do aterro, à medida que o aterro vai sendo construído.

As armaduras são conectadas diretamente às escamas pré-moldadas de concreto através de ligações galvanizadas. As ligações galvanizadas são concretadas nas escamas pré-moldadas de concreto.

As escamas pré-moldadas de concreto, se encaixam entre si, formando um paramento vertical com a finalidade de limitar o aterro, conservando as juntas abertas para efeito de drenagem e de articulação das peças.

Vida útil projetada

Em função da vida útil projetada, as obras podem ser classificadas em duas categorias:

• Vida útil projetada até 30 anos

• Vida útil projetada a partir de 30 anos, podendo chegar a 70 anos.

Entende-se que, em todo o período estabelecido como vida útil projetada, os materiais em uso devem oferecer uma segurança mínima estabelecida para tal.

Capacidade de adaptação

A tecnologia terra armada utilizada pela Muro Amado proporciona a melhor solução diante de configurações delicadas, tais como, espaços exíguos em locais confinados, onde os serviços são facilmente executados sem prejudicar os terrenos vizinhos, pois os trabalhos se desenvolvem do lado interno do Muro Armado.

Economia

A rapidez de construção das obras, assim como o baixo consumo de materiais e mão de obra, constituem vantagens decisivas capazes de proporcionar economia substancial em relação às soluções alternativas. Devido ao tamanho das escamas de concreto, 2,25m², a montagem dos muros ocorre em um curto espaço de tempo.